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sábado, 5 de maio de 2012

FIAT 3,5 HP - O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO






A miniatura: País: Itália | Ano: 1899 | Marca: Dugu | Escala: 1/43 | Categoria: Carro de rua


ANTECEDENTES

No final do século XIX a fabricação incipiente de automóveis começava a tomar vulto. Não foi diferente na Itália. No início dos anos noventa o engenheiro Enrico Bernardi, de Verona, projetou um pequeno triciclo a gasolina, cuja produção, iniciada em 1894, ficou a cargo da empresa Miari & Righteous. Este é considerado o primeiro carro italiano.

FABRICA ITALIANA AUTOMOBILI TORINO - FIAT

Em 11 de julho de 1899 um grupo de aristocratas do Piemonte, liderados por Giovanni Agnelli, todos apaixonados pelo automobilismo, fundaram a FIAT - FÁBRICA ITALIANA DE AUTOMÓVEIS TURIM., que naquele mesmo ano iniciou a fabricação do modelo 3,5 HP (também chamado de 4 HP ou 3,5 CV).

A parte mecânica deste carro foi baseado em um automóvel projetado pelo engenheiro Aristide Faccioli, o "Welleyes", e a carroceria é creditada a Marcello Alessio, de Turim. Foi fabricado manualmente por Accomandita Ceirano & C, empresa que fora adquirida pela iniciante FIAT.

O FIAT 3,5 HP

O motor de dois cilindros de 0,7 litros (679cc ou 657cc, conforme a fonte), refrigerado a água, colocado na traseira do veículo, tem uma potência real de 4,2 cv a 800 rpm (outros falam em 4,5 HP a 800 rpm). Segundo algumas fontes os fabricantes apresentaram o carro com a potência nominal reduzida devido a questões fiscais.
A caixa de câmbio manual apresenta três marchas à frente e nenhuma à ré, além de um dispositivo que propicia rodas livres. Embreagem em forma de cone e transmissão por corrente.
Apesar do motor pequeno, atingia uma velocidade de 35 km/h (22 mph) e seu consumo era de cerca de 8 litros de combustível a cada 100 km.
A carroceria tinha lugar para quatro passageiros 'vis-a-vis" (sentados, dois a dois, cara a cara). Dois conjuntos de freios estão colocados no banco traseiro. Um, acionado com os pés, age sobre o eixo e o outro, acionado manualmente, freia as rodas. Estas são de materiais e dimensões diferentes. As dianteiras, metálicas, são menores e utilizam pneus 580x25 e as traseiras, de madeira, tem pneus 670x55.
A distância entre eixos é de 1.470 mm. O comprimento de 2.300 mm o torna um carro compacto, considerando-se a capacidade de transportar quatro passageiros, A largura mede 1.420 mm e a altura 1.450 mm. O peso é de 680 kg (1.499 lb).

PRODUÇÃO


Também aqui há divergências. uns dizem que foram produzidas 24 unidades. Outros falam em 26 carros.
Concordam que no primeiro ano, 1899, oito veículos saíram da fábrica. o restante foi produzido em 1900.

O QUE EXISTE HOJE


Pelo menos quatro unidades são conhecidas e podem ser vistas no Centro Storico Fiat e no Museo Nazionale del'Automobile, ambos em Turim, Itália, no Henry Ford Museum, em Dearborm, USA  e no National Motor Museum, em Beaulieu, no Reino Unido.

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